This page has moved to a new address.

Editora Artpensamento

Editora Artpensamento: 29 setembro 2013

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Proposta de Atividade: “Natureza é vida. Que vida quero para mim?”

Dia 04 de outubro é o dia da Natureza, que tal propor uma atividade de arte que façam as crianças pensarem sobre a importância da preservação natureza em nossa vida? 

Título da atividade: “Natureza é vida. Que vida quero para mim?”





Introdução: As mais belas imagens que alegram nossos olhos se encontram na natureza, rios, mares, pássaros, cachoeiras, campos floridos, gotas de orvalho, etc. Mas nossos olhos nem sempre podem se alegrar com estas belezas. Que imagens temos visto no caminho de nossa casa para a escola? São sempre belas? Como estão nossas ruas? Nosso céu? Onde estão os pássaros de várias cores, as flores e seus perfumes, e os rios de águas límpidas? O que temos feito com a natureza e com a nossa vida? É hora de mudar, mudar as imagens que estão ao nosso redor. Construir novas imagens valorizando a natureza para que suas belezas tragam alegrias em nosso caminho. 


Desenvolvimento:

 1. Solicitar que cada criança pesquise em revistas, na internet ou onde for possível imagens de situações que estão prejudicando a natureza (lixo acumulado, entulho, árvores cortadas ou queimadas, etc). Outra ideia, mais interessante, seria pedir para que as crianças fotografassem uma situação prejudicial à natureza na rua de suas casas e trouxessem a imagem impressa para a escola ou então, outra ideia ainda mais interessante, seria que o(a) professor(a) organizasse uma aula passeio com as crianças para que vejam o ambiente ao redor da escola e fotografassem. 


Fonte: Blog do Estadão
2. Com as imagens impressas. Corte a imagem ao meio, cole em uma sulfite e peça que cada criança dê continuidade à imagem desenhando como aquele local poderia ser transformado em uma situação de valorização com a presença das belezas da natureza. 




3. Peça que cada criança dê um título a seu trabalho, escreva uma frase que responda a pergunta “Que vida quero para mim?”





Esta atividade faz parte do Projeto Educação Ambiental do livro infantil A Terra pede socorro. Quer mais ideias como esta sobre preservação do meio ambiente?

Adquira aqui o livro e o projeto ou acesse nosso site http://www.artpensamento.com.br/index.html

Marcadores: , ,

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Livro infantil A Terra pede socorro

Este vídeo da WWF ilustra bem a proposta de educação ambiental que pensamos para as nossas crianças em nosso livro A TERRA PEDE SOCORRO. 
Assistam ao vídeo e confiram nosso projeto e livro em http://www.artpensamento.com.br/aterrapedesocorro.html.


Marcadores: ,

domingo, 29 de setembro de 2013

Turminha da bem em "HOJE É PRIMAVERA"