This page has moved to a new address.

PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Editora Artpensamento: PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL

quinta-feira, 10 de março de 2011

PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Afinal, PARA QUE SERVE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL?

Educação ambiental é a mudança de nossos hábitos em relação ao meio ambiente, isto é, mudar o que nós sentimos, pensamos e como agimos em relação à natureza.
Não é com matérias nas lousas, preenchendo apostilas, memorizando as cores das lixeiras recicláveis, decorando o conceito de efeito estufa, chuva ácida e assoreamento que nós, educadores e pais, vamos ensinar a criança a proteger o meio ambiente.
Um exemplo disso é a seguinte situação: muitas escolas realizam feiras sobre o meio ambiente e trabalhos fantásticos com as crianças (desenhos, cartazes falando da poluição, objetos feitos com material reciclável, etc), no entanto, ao realizarem uma festa na escola ou mesmo na sala de aula se deparam com inúmeros restos de comida, papéis e embalagens jogados no chão. E fica uma pergunta: para que serviram todos aqueles dias de trabalho na realização do projeto de preservação do meio ambiente?
A resposta é simples. Serviram para julgar e apontar os erros que outras pessoas têm em relação à destruição da natureza.
Aqueles que estão lá na Amazônia destruindo a mata, aqueles que estão lá no oceano derramando petróleo, aqueles que estão lá nas indústrias poluindo os rios, aqueles que estão lá na floresta caçando animais, aqueles... aqueles... aqueles... sempre são aqueles que fazem. Mas e eu? E os nossos filhos, nossos alunos, nossas crianças o que fazem?

Esta deveria ser a pergunta primordial para elaborar um projeto de educação ambiental. Os professores e pais precisam identificar quais são os hábitos que as crianças têm em relação ao meio ambiente. Se quisermos educar para bons hábitos devemos conhecer quais são os maus hábitos para atingirmos o pensamento, o sentimento e ação da criança diretamente na realidade de sua vida e assim promovermos a renovação de sua forma de pensar e agir.

É preciso responder:
O que a preservação do meio ambiente tem a ver com a realidade da criança?
Qual é o meio ambiente da qual ela faz parte cotidianamente?
Quais são as ações diárias que ela realiza neste meio?
Como que essas ações podem estar prejudicando o meio ambiente?
Quais são os hábitos a serem adquiridos?

A criança deve compreender porque ela precisa modificar a sua forma de agir em relação ao meio ambiente e isto só será possível se ela compreender que é parte deste meio e que precisa dele para sobreviver, da mesma forma que a natureza precisa de nós para continuar existindo. A criança deve entender de que forma ela necessita do meio ambiente.

Para realizar um projeto de educação ambiental são precisas ações muito simples que ganhem expressão cotidiana, estimulando que as crianças enxerguem nelas mesmas qual é o potencial que elas têm para preservar o meio ambiente.

Dessa forma, as feiras educativas continuarão sendo belas, mas não vazias de significados práticos. Elas serão a conclusão das soluções que as crianças identificaram, criaram e praticaram para si mesmas com o intuito de se sentirem parte desse grande projeto universal de educar-se para preservar e preservar-se.

Professores e pais, para elaborem este projeto de EDUCAÇÃO AMBIENTAL é INDISPENSÁVEL a leitura do livro infantil A TERRA PEDE SOCORRO, que pode ser adquirido por apenas R$ 18,00 CLICANDO AQUI.
Este livro oferece um ROTEIRO de como desenvolver com as crianças AÇÕES SIMPLES E COTIDIANAS para PRESERVAR O MEIO AMBIENTE.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial